quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bacalhau? Com certeza!

Oi Blogosfera!

Minha atividade aqui ta baixíssima, mas eu continuo perambulando pelo mundo da blogosfera. Lembra dos móveis que eu disse? Já chegaram! E já estão montados, agora só falta eu tirar fotos da minha casinha quase arrumada.

Bom, vocês já viram por aqui que sou chegada em uma cozinha, né? Nos últimos tempos, tenho me dedicado aos quiches ( é os ou as? Nunca sei!) O primeiro segui receita, o segundo adaptei receita e agora o terceiro eu juntei alguma e inventei a receita e modéstia a parte, ficou ótimo! Resolvi colocar aqui pra vocês tentarem: Alguém se habilita?

Acho que gastei menos de R$ 14,00 pra fazer este(a) quiche. Usei alguns ingredientes que sempre têm aqui em casa e paguei menos de R$ 8,00 na bandeja de bacalhau! Bom né?

Vamos a receita:




Quichê de Bacalhau by Fefe

Massa:

1 ¹/2 xíc. de farinha de trigo
2 colheres cheias de manteiga ou margarina derretida
1 xíc de café de água morna (quente)
1 colh. de chá de fermento
1 pitada de sal


Recheio:

400 gr. Tiras de Bacalhau
1 cebola média
2 batata médias raladas
12 tomatinhos cereja
10 azeitonas chilenas
3 ovos médios
1 xíc. de leite morno
50gr de queijo ralado
1 colher cheia de requeijão* ( pode ser meia caixinha de creme de leite)
Azeite

Massa: Misture os ingredientes da massa e mexa-a até ficar consistente e deixe descansar por 30 minutos.

Recheio: Lembre-se de dessalgar o bacalhau no dia anterior, troque a água umas 3 vezes de um dia pro outro. Desfie o bacalhau dessalgado, corte as cebolas, os tomatinhos em rodelinhas e as azeitonas, reserve-os. Rale as batatas e coloque pra cozinhar no vapor durante uns 5 minutos, é como se fosse uma pré-cozida. Enquanto isso, refoque as cebolas e o bacalhau em uma panela, deixe “cozinhar” durante uns minutos, até evaporar a água e junte as azeitonas e as batatas, por último coloque os tomatinhos picados. Esta pronto o refogado, reserve.

Em um outra tigela, coloque os ovos, bata-os. Acrescente o leite, o requeijão (ou creme de leite) e o creme parmesão. Coloque a refogado de bacalhau nesta tigela e misture tudo, este é o recheio.

Numa travessa para quiche grande, prepare a massa, envolvendo toda a travessa. Fure a massa com um garfo. Coloque o recheio e leve para o fogo médio. Aqui no meu forno, leva uns 40 minutos para assar! Se delicie!



Tava ótimo! Comemos com brócolis cozido e azeite...hum!

Bjos à todos!

3 comentários:

  1. Oi

    Dá pra substituir o bacalhau? Eu e marido não gostamos rsrs

    Espero ansiosa por suas fotos

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa deve estar uma verdadeira deliciaa!!!

    bjosss...

    ResponderExcluir
  3. Fefe amei a receita, comprei bacalhau ontem e semana que vem já vou experimentar... humm deve ser uma delicia!

    Aproveitei e dei uma passeada no seu blog ... e sabe aquelas panelas da tramontina?? Eu tenho há mais de 23 anos, uso sem parar e elas parecem novas. São duráveis mesmo.

    Boa sorte, parabéns pelo blog

    Beijo
    Cida Comoti

    ResponderExcluir