quinta-feira, 25 de março de 2010

Well, well...aluguel!



Como sabem, estou procurando um apto pra morar. Vamos alugá-lo e nem sempre isto é uma tarefa fácil. Adequá-lo ao BBB (bom, bonito e barato) então é quase uma missão ímpossivel. Pensei em colocar algumas observações que acho pertinentes para a locação por parte do inquilino.

O que se adequa à sua condições financeiras
Não caiam na besteira de fazer como eu e ficar visitando uns aptos um pouco acima do que você pretende pagar. Algumas vezes eles são maiores e estão em melhores condições e daí você começa a nivelar por cima e acaba frustrada...rs!

Tamanho X funcionalidade

Gente, pra mim o aproveitamento da planta do apto conta muito. Ás vezes tem aquele apto pequeno que tudo se encaixa e tudo se torna funcional e em contrapartida tem aqueles que tem 20m² a mais de nada, um canto que nada se encaixa, um corredor exagerado que come sua área útil. O que temos que pensar é em nosso dia a dia : Sou mais de ficar no quarto ou na sala? Cozinho bastante ou só uso o microondas? Lavo roupa em casa? Ao responder questões como essa dá pra se ter uma ideia do que realmente é necessário.

Condições

Fui visitar uns aptos que pelo amor de Deus! Eu juro, eu olhava o imóvel pensando: Como o dono tem coragem de colocar isso pra alugar? Muita coisa acabada, sujo, sem nenhum atrativo! Meu sangue administrativo começa a esquentar. Cuidar do seu imóvel é investimento! Você está valorizando-o e evitando que as pessoas que estejam lá dêem um "jeitinho" naquilo que as incomodam.
Para quem vai alugar é importante observar as condições do piso e parede, se tem trinca, rachadura. Observar o teto, se tem muito remendo é sinal de vazamento constante. Outra coisa, se for o último andar observe o teto com o dobro cuidado! Dá muito tre-le-lê isso. Pois é muito comum ter vazamento da laje para o apto e daí quem é responsável é o condomínio e qualquer questão terá que ser aprovada por TODOS condominos.
Os armários precisam ser cheirados! É isso mesmo! Pois se tiver mofo, você terá dor de cabeça. Além de cheirá-los é bom abrir e fechar porta e gavetas repetidas vezes, pra testar né?
É bom ver torneiras, chuveiros, ralos e descargas funcionando. Teste-os! Se o local estiver com a água cortada, antes de finalizar o fechamento do contrato, não esqueça de solicitar que a água e energia estejam funcionando e teste-as junto ao proprietário e/ou imobiliária. Ah, teste a parte elétrica também.

Localização

Importantíssimo! Se está indo pra um lugar que ainda não conhece, reserve um tempo pra vasculhá-lho. Converse com pessoas que moram por ali, veja quais tipos de comércios tem na redondeza, olhe os preços das coisas para se ter uma idéia do custo de vida daquela região. Conheça as principais avenidas que estão perto e também observe o movimento. Infelizmente não podemos passar uma noite no imóvel pretendente, mas seria ideal né?! As vezes sua futura casa recebe a visita de dois centos de caminhões todas as noites e você não está nem sabendo, ou ainda o vizinho de cima tem insônia e gosta de brincar com o poodle dele as 2h da madrugada! Procure informações sobre a vizinhança e os costumes.

Adendos

Gente, estou vendo alguns aptos que não têm nada e o valo do condomínio é 800 conto! Aff! Não consigo entender. É importante ver as condições do condomínio, se é bem cuidado e se teve melhorias nos últimos tempos. Afinal, você morará ali né?! (que engraçado este verbo no futuro!) É muito bom ter áreas sociais bacanas no prédio. Não esqueça de perguntar como é o uso destes ambientes, se é livre ou precisa agendar, se tem taxa extra...essas coisas. A garagem: não deixe de conhecê-la! Ela pode ser uma cilada! E se for boa, conta pontos na hora da decisão.

É isso pessoas, se eu lembrar de mais alguma coisa ou se alguém quiser acrescentar algo, eu volto aqui pra colocar.

Continuarei minha saga rumo a um lar lindo!

2 comentários:

  1. Oi Fe...Que dicas boas!
    Eu tb to procurando ( muit o devagar quase parando..) e tudo o que você encontra parece piada..E os bonzinhos são caríssimos!
    Mas é assim mesmo né...
    Beijo,

    casadenos2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fefe, você é de sjc tbm??? Não sabia! Que mundinho pequeno, tbm sou de sjc =)

    Agora que percebi que não te seguia aqui no blog ainda, já corrigi isso rs

    bjoca

    ResponderExcluir